Pesquise aqui

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Estrago provocado pelas chuvas...Será??

Boa tarde pessoas, hoje quero falar de um assunto sério: Enchente e deslizamentos que fizeram estrago no nosso país e pelo mundo também.
A poeira baixou, ou melhor, a chuva deu uma trégua e logo o assunto cai no esquecimento da população.  Destacando o lugar de maior estrago no país, o Rio de Janeiro, foi o mais afetado pelas chuvas, mas afinal o que aconteceu ali? Como sabemos a enchente é uma situação natural de transbordamento de água dos córregos,  lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas, quando isso ocorre nas cidades é um sufoco só, pois os prédios, casas e o asfalto que recobre as ruas tapam o caminho da água até a terra,onde ocorre a inundação. O lixo jogado nas ruas também contribui para os alagamentos, porque entope os bueiros e faz os córregos transbordarem. Quando isso acontece, as pessoas correm maior risco de pegar doenças, já que as águas sobem e carregam todo o lixo para ruas e casas, junto com urina de ratos (que provoca a leptospirose). E é isso que está acontecendo no Rio de Janeiro, mas precisamente em  Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim, hoje após 9 dias de chuva o número de mortes passam de 740, e agora sem chuva a população tem que aguentar o mal cheiro na cidade. O cheiro nessa ocasião não é a pior coisa que poderia estar acontecendo, o fato de terem perdido seus bens materiais e muitos terem perdidos seus familiares é o que mais dói. Ao ver todo o estrago as pessoas só lamentam, dizem que a chuva tirou isso delas, mas a chuva não tira nada de ninguém, como já citei a enchente é algo natural, faz parte do ciclo da natureza, mas o que tornou a situação alarmante no Rio, foram os deslizamentos, casas desmoronando como se fossem de papel, porém essa não foi a primeira vez que um desastre como este ocorreu no Brasil, em 1967 a tragédia, tida até então como a maior do Brasil, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, 436 pessoas morreram. De acordo com especialistas, a explicação para a repetição de tragédias no RJ é a falta de controle e planejamento no crescimento das cidades. O relevo das cidades serranas funciona como uma barreira que impede a passagem das nuvens. Concentradas, elas provocam muita chuva numa única área. A parte alta das montanhas é um terreno muito inclinado e a vegetação cresce sobre uma camada fina de terra. A água da chuva vai penetrando no solo, que fica encharcado e se descola da pedra. O volume de terra desce como uma grande avalanche, devastando o que encontra pela frente.
A imagem impressiona???
Dito isso fica claro que os desastres vão continuar acontecendo se as autoridades e população não clarearem suas ideias e perceberem que não podem construir suas casas nessas áreas de risco, infelizmente não depende só do construir ou não, o que está acontecendo hoje já vem de tempos atrás, se continuar assim a tendência é piorar...=/
Mas afinal, somos brasileiros e não APRENDEMOS, digo, desistimos NUNCA!!!!
Vítimas sendo enterradas


Nenhum comentário:

Postar um comentário